
Depois de conquistar seu devido lugar nos Estados Unidos, Europa e Ásia, os projetos de casa container ganham cada vez mais espaço no Brasil. As construções são modernas e cada vez mais uma tendência ao redor do mundo, servindo como alternativa para quem deseja ter um lar mais sustentável.
O container é uma caixa de aço e pode ser confeccionado em diferentes tipos de aço, como o corten, alumínio ou inox. São extremamente resistentes às chuvas e raios, bem como outras intempéries. Isso a torna muito mais durável que as próprias casas tradicionais.
Apesar de apresentar muitas vantagens, existem diversos mitos que permeiam as ideias a respeito de uma casa container. Isso faz com que as pessoas tenham certo medo de investir nesse projeto. Por isso preparamos esse material para quebrar o tabu a respeito desses mitos e te deixar tranquilo para seguir com seu projeto.
ELAS ESQUENTAM DEMAIS
Por serem fabricadas em aço, o primeiro pensamento é de que elas não são recomendáveis para se usar como habitação, já que o clima no Brasil é tropical e com altas temperaturas.
Certamente se faz necessário criar uma proteção que fará o papel de isolamento térmico no projeto. Os principais materiais são a Lã de Pet ou Rocha, que amenizam o calor e ainda retêm ruídos externos.
Destacamos também que existem dois diferentes tipos de container que podem ser utilizados numa construção: o Dry ou Seco, feito de aço corten; e o Reefer, também conhecido como isotérmico ou refrigerado. Apesar de parecer uma opção mais cara, o Reefer foi originalmente projetado para transportar cargas que precisem de refrigeração e por isso já garantem um bom isolamento, dispensando o uso de outros isolantes.
SÃO BEM MAIS CAROS
O pensamento de que o custo com o container é muito alto acaba deixando as pessoas receosas de investirem nesse tipo de construção. A grande verdade é que o valor final do projeto vai variar de acordo com os materiais utilizados no revestimento do container.
Essa máxima se aplica para o caso de uma casa tradicional. Caso você queira materiais caros, como mármore italiano, por exemplo, certamente o projeto também sairá caro. Porém, se optar pelos mesmos tipos de acabamento, uma casa container pode sair até 30% mais barata.
A OBRA DEMORA DEMAIS
Uma obra de casa container é muito rápida. Após o projeto ser aprovado e o início dos serviços de serralheria, você já poderá aproveitar sua casa dentro de um período de 45/90 dias.
É importante destacar que esse tipo de construção segue um padrão onde se é gasto um maior tempo no estudo da planta. Mas isso deve ser visto como um ponto positivo, já que o projeto torna-se mais elaborado e a compra de materiais e execução do mesmo são mais organizados, evitando erros e transtornos.
ATRAEM RAIOS
Por serem feitas de aço, a casa container pode te levar a acreditar que elas serão alvos de raios, porém o risco é bem menor se comparado a casas de alvenarias. Isso se dá pelo fato das construções em container estarem suspensas do solo, apoiadas em pilares de concreto ou madeira, o que oferece maior segurança e tranquilidade contra fenômenos naturais.
Essas construções possuem um campo elétrico nulo, como os carros. Por isso é muito mais fácil um raio atingir uma residência convencional do que uma casa container.
SÃO SEMPRE PEQUENAS
Quando se fala em morar numa caixa de aço, a sensação de aperto pode falar mais alto num primeiro pensamento. Porém, os containers podem ser agrupados, lado a lado ou até mesmo sobrepostos. Isso deixa o projeto com uma infinidade de possibilidades.
Os projetos de containers são muito versáteis e servem para quem procura por uma casa pequena e simples tanto quanto servem para quem tem o sonho de morar numa casa de dois ou três andares.
Como você pode perceber, as casas container são ótimas opções para quem busca por um projeto limpo, rápido e sustentável. Elas ainda apresentam outra vantagem, que é a mobilidade. Sua casa pode ser transportada em caso de mudança.
Como agora você já sabe, o projeto pode ser muito bem explorado e seguir de acordo com sua imaginação. De forma muito mais prática, você pode ter sua casa dos sonhos.
Gostou? compartilhe!