Câmara frigorífica: como utilizá-la no meu negócio?

câmara frigorífica
câmara frigorífica

As maiores dúvidas relacionadas à câmara frigorífica está, na maioria dos casos, no modo de utilização da mesma. Bem como suas especificações, funcionalidades e qualidades, as quais serão exploradas adiante.


Nesse sentido, primeiramente, é importante ressaltar que as câmaras frigoríficas tem como objetivo o armazenamento refrigerado de produtos. Diferenciando-se dos refrigeradores convencionais.


Pois a mesma tem a capacidade de armazenar grandes volumes. Bem como pode oferecer um controle digital de temperatura correto.


Além disso, vale destacar que a câmara frigorífica é uma ótima solução para os diversos tipos de negócios. Capaz de atender os mais variados segmentos de mercado, do setor alimentício ao setor hospitalar.


Desenvolvido sob medida conforme cada projeto, garantindo o adequado armazenamento refrigerado para cada tipo de produto.


Vamos conferir mais sobre!?


Principais Funcionalidades da Câmara Frigorífica

Dentre as principais funcionalidades da câmara frigorífica, cabe ressaltar que a principal função da mesma é manter adequadamente os produtos que precisam de baixas temperaturas. Aliás, fazendo com que os mesmos sejam conservados e repostos no momento certo.


Também vale evidenciar que a câmara frigorífica possibilita o uso de ambientes mais amplos e personalizados para a acondicionar os determinados produtos que carecem de refrigeração.


Bem como permite a movimentação de produtos e até mesmo pessoas em seu interior. Diferentemente dos sistemas de refrigeração doméstica que tem um tamanho mínimo e máximo.


Outro fato importante de destacar é a sua customização, onde as mesmas são criadas e configuradas conforme às necessidades de cada tipo de utilização e cliente.



Podendo variar quanto:

  • Tipo de produto;
  • Movimentação diária;
  • Tempo de conservação;
  • Temperatura de entrada e saída;
  • Preferência por material do isolamento, entre outras variantes.

As câmaras frigoríficas possuem uma unidade condensadora e evaporadora. Além de contar com um quadro de comando, iluminação e porta giratória ou de correr.


Bem como tem uma série de ferramentas opcionais, tais como:

  • Cortinas de ar;
  • Cortinas de PVC;
  • Estantes;
  • Sistemas de monitoramento de temperatura e umidade;
  • Estrados plásticos;
  • Chapa xadrez para proteção.

Principais Vantagens Comparativas da Câmara Frigorífica

Existem alguns pontos importantes para evidenciar as vantagens especiais e únicas da câmara frigorífica em comparação com outros equipamentos, tais como:


1) Em Relação à Capacidade

Ao se comparar uma câmara frigorífica 2×1 com outros equipamentos. Como uma geladeira de carne de 600 kg de capacidade e um freezer de 500 litros. Contudo, nota-se que seriam necessários 3 geladeiras e 8 freezers para igualar a capacidade de armazenagem.


Além disso, cabe destacar que elas tem como vantagem, também, a preservação da umidade dos alimentos. Em comparação aos equipamentos comerciais que tendem a desidratar os produtos armazenados. Certamente impactando diretamente na qualidade do mesmo e gerando perdas financeiras.


Ademais, outro ponto importante é a expansão da visão do empreendedor. Bem como do seu time ao adquirir uma câmara frigorífica, impactando a cultura corporativa da empresa de forma positiva. Com maiores volumes armazenados, inspirando cada parte do negócio a pensar grande e buscar por isso.


2) Em Relação ao Consumo de Energia

Escolher freezer, geladeira, ou qualquer outro equipamento pensando em economizar é totalmente inviável quando comparado à câmara frigorífica. Pois a potência necessária e utilizada pela mesma é menor em comparação ao outros equipamentos, gastando menos.


No caso, se um determinado açougue utilizasse 3 geladeiras com capacidade de 600kg, gastaria, em média, 860 kW/mês de consumo energético, comparada à uma câmara frigorífica 2×1, a qual consome 600 kW/mês de energia elétrica, ou seja, existiria uma redução de 30% no consumo de energia.


A RF Leasing

A RF Leasing é a melhor solução, principalmente quando se trata de câmara frigorífica.


Primeiramente por se tratar de uma empresa que tem expertise e conhecimento sobre o assunto. Com alto compromisso com os clientes, realizando qualquer tipo de projeto personalizado de acordo com a necessidade de cada um.


Por fim, por ter os melhores tipos de câmara frigorífica para o seu negócio, nos padrões ISO, ideais para acondicionamento de produtos que necessitam de refrigeração com temperatura controlada de -25ºC a +25ºC. Não se limitando a, carnes, pescados, sorvetes, massas, produtos químicos e farmacêuticos, dentre outros.

Venha conhecer mais e realizar seu orçamento.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consultoria para seu projeto Entre em Contato