Casa Container: Quanto custa construir uma?

8 de março, 2018

Saiba quais os fatores que influenciam no preço do seu projeto de casa container

A casa container é exatamente o que o próprio nome já diz: casas construídas a partir de caixas metálicas que eram utilizadas para fazer transporte de diversos tipos de cargas. A partir desses blocos, surgiram variados projetos de habitações, de diferentes formas, combinações e tamanhos.
Um pequeno container pode dar vida a um projeto com cerca de 30m². Um conjunto de blocos pode dar lugar a uma casa de 130m². Centenas deles reunidos e combinados podem ser transformados e criar um condomínio de pequenos apartamentos.
A imaginação é o limite para as combinações possíveis com os containers. Já passamos para você a expectativa de como se vive dentro de um container. Veja agora os fatos que levarão a precificação da sua nova casa.

 

QUANTO CUSTA UMA CASA CONTAINER?

A primeira coisa a se pensar é definir qual o objetivo desse projeto. Em caso de ser sua residência, certamente você optará por um projeto mais espaçoso e confortável, o que demandará mais cômodos, materiais mais sofisticados e outros acessórios. Se for uma casa de curta estadia, pode optar por algo mais básico e de soluções mais práticas.
Assim como numa construção convencional, existem fatores que serão os responsáveis pela variedade de custo no projeto container. Basicamente estamos falando do TAMANHO, REVESTIMENTO e ACABAMENTO.

 

DEFININDO O TAMANHO

Certamente o tamanho da casa será o fator de maior influência no projeto, que em um primeiro momento começa menor, mas pode ir aumentando conforme novos blocos são adicionados.
Com esse projeto preliminar de 15m² a 30m² você já começa a ter uma ideia de orçamento inicial que pode variar entre 20 mil e 60 mil reais. No caso de ir aumentando sua construção, a casa pode chegar até 150m², o que pode elevar o custo a mais de 150 mil reais. Obviamente esses são valores que nortearão seus custos, podendo apresentar variáveis.

 

DEFININDO O REVESTIMENTO

Após a definição do tamanho do seu projeto, o segundo item a influenciar o custo da construção é o tipo de revestimento que será utilizado no interior, que possui um leque de opções bem vasto.
Existem dois tipos de containers: o reefer, que já vem de fábrica com um isolamento térmico e acústico nas paredes e teto; e o dry, que é de aço corten, sem revestimento original. Isso permite uma maior sofisticação e conforto para o cliente ao fazer suas escolhas para esse modelo, tais como:

  • Lã de rocha
  • Lã de vidro
  • Painel isotérmico

Cada um oferecerá uma variação de custo para sua obra, por isso é muito importante definir o objetivo do projeto.

 

DEFININDO O ACABAMENTO

Como vimos, os revestimentos são responsáveis pelo isolamento termoacústico do container. Já os acabamentos se encarregam de atribuir um maior valor estético ao projeto. São a última parte da parede, após a chapa de metal do container e o revestimento.
Existe uma série de produtos que poderão ser utilizados no acabamento de sua casa, nada muito diferente das obras convencionais. Eles poderão variar de acordo com alguns fatores como gosto pessoal, objetivo do projeto e orçamento disponível.
No Brasil, os mais utilizados são:

  • Drywall ou gesso seco
  • Cerâmica
  • PVC
  • Compensado naval

O QUE MAIS INFLUENCIA NO CUSTO?

Ate aqui vimos os principais pontos que influenciam o custo de uma casa container. Mas esses valores não se limitam a tamanho, revestimento e acabamento, tendo outros itens que também terão seu peso no custo final.

Quanto mais divisórias quiser aplicar em seu projeto, mais irá onerar os custos, pois mais materiais precisarão ser utilizados. As portas e janelas também têm sua parcela. Existem variações de custos entre trabalhar com vidro temperado e madeira, por exemplo. Outro ponto importante é o banheiro, que apesar de ser uma das menores partes da casa, apresenta uma variedade enorme de custos aplicáveis. É só pensar em quantas possibilidades temos entre pias, vasos, box e tantos outros itens.

Levando em consideração todas essas informações apresentadas, podemos estabelecer que, se comparado a um projeto de casa de alvenaria, com as mesmas proporções, a casa container possui um custo mais acessível e ainda possui uma vantagem que seria sua transportabilidade. É necessário, entretanto, se atentar aos fatores que apresentarão bastante relevância na obra, tais como terreno e os materiais que serão utilizados para realização da mesma.

Comentários (4)

  1. Akexandre

    Estou querendo comprar um container que seja câmara frigorífica

    • admin

      Olá Gostaríamos de conversar melhor sobre e apresentar nosso trabalho. Entre em contato conosco através do número (21) 2721- 1199. Será um prazer atendê-lo!

  2. Akexandre

    Estou precisando de um que seja câmara frigorífica

    • admin

      Olá. Gostaríamos de conversar melhor sobre e apresentar nosso trabalho. Entre em contato conosco através do número (21) 2721- 1199 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consultoria para seu projeto Entre em Contato