Veja as principais tendências da construção civil para 2020

construção civil

construção civil

Você deve saber que todas as áreas e setores profissionais são alvos de altos e baixos dentro do mercado, concorda?

Nesse sentido, é importante ressaltar que o setor da construção civil também passou por essas oscilações. Com a crise econômica nos últimos anos, gerando uma forte estagnação do segmento, principalmente em 2019.


Entretanto, cabe validar que o mercado da construção civil vem passando por uma grande crescente, marcando um novo ciclo de mudanças para o setor em 2020, com a incorporação de novas tecnologias, por exemplo.

Com tudo isso, faz-se necessário que os engenheiros e os demais profissionais que atuam nesse mercado, conheçam as principais tendências na área da construção civil em 2020.

Vamos conhecer mais!?


Principais Tendências em 2020

Quando se trata dos setores do mercado e seus números, se torna importante conhecer os fatores que impactam a qualidade dos projetos e a lucratividade dos negócios, bem como os processos e tecnologias que surgem todos os dias.

Nesse sentido, é essencial conhecer as principais tendências para a construção civil em 2020, reconhecendo seus benefícios. Veja os principais:


1. Automação e Robótica

A primeira tendência trata da automação e robótica. A qual mostra que os processos dentro da engenharia e construção civil irão passar a ser mais automatizados do que atualmente. Dessa forma, utilizando algumas tecnologias e ferramentas especiais, tais quais:


A) Pré-fabricados e a robótica

Cabe ressaltar que os pré-fabricados se destacaram bastante dentro da área da construção civil. Os quais são capazes de reduzir gastos e aumentar o controle do ambiente.

Em 2020, eles ficarão mais inteligentes e tecnológicos devido a grande demanda do mercado e da utilização do mesmo em vários cenários, trazendo os robôs cada vez mais para as obras.  


B) Softwares de automação

Atualmente, é possível destacar os softwares de automação como uma grande “modinha” do mercado de construção civil, mas este ano a sua utilização vai aumentar mais ainda.

A intensificação desse uso é de extrema importância para a gestão e planejamento de projetos e obras, ao cortar várias despesas, facilitar os processos e aumentar o controle operacional.


C) Compartilhamento de dados em real time 

Outrossim a prática massiva e mais fervorosa do compartilhamento de dados em tempo real, por meio da nuvem, se torna mais popular este ano.

Além disso, para 2020, também será possível realizar este procedimento integrando as partes mais envolvidas do setor, tais como o financeiro e vendas.


2. Novas Tecnologias

Dentre as novas tecnologias dentro do setor da construção civil, é importante destacar algumas bem interessantes, relacionadas à novos materiais desenvolvidos, tais como:

  • Modelagem 3D (BIM) – Uma grande e forte tendência em países como China e Estados Unidos. Esta tecnologia é capaz de evitar desperdício de materiais, reduzir tempo e custos do projeto. Além de permitir testes de novas possibilidades.
  • Vidros Inteligentes – os vidros inteligentes são uma inovação e potencial tendência para este ano. Pois conseguir controlar a absorção de calor e luz, podendo alcançar uma redução de 25% nos gastos com temperatura e iluminação.
  • Tintas Ecológicas – Estas tintas são ótimas para a saúde e para o meio ambiente. Com a função de controlar a umidade, além de combater fungos e mofo.

3. Realidade Aumentada

Esta é uma grande tendência para este ano, por utilizar a realidade aumentada dentro da construção civil. Facilitando a visualização de cômodos e partes da edificação em tamanho real, antes de iniciar a obra.

É uma ferramenta bastante inovadora que impacta o usuário a cada instante. Permitindo maiores detalhes do processo, além de evitar possíveis erros na projeção.


4. Uso de Energia Renovável 

Essa é uma das melhores tendências para 2020, onde o uso de energia renovável passa a ser prioridade e exige bastante atenção para as empresas na hora de construir. Contudo providenciando a estrutura adequada às instalações, buscando manter o autoconsumo ou gerar energia durante a construção.


5. Utilização de Containers

Uma das mais relevantes tendências do mercado, a utilização de containers na construção civil se torna bastante estratégica. Uma vez que o seu potencial de uso é altíssimo, sem contar o baixo valor do investimento, rápida instalação e alta mobilidade.


A Melhor Solução

A RF Leasing tem expertise e conhecimento sobre o assunto. Aliás com alto compromisso com os clientes, sempre buscando alcançar a satisfação total dos mesmos.

Enfim com anos de experiência no mercado, a empresa se tornou uma referência no serviço de aluguel de containers. Ao lado dos melhores profissionais e dos equipamentos de melhor qualidade.

Por fim, venha conhecer mais e realizar seu orçamento.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consultoria para seu projeto Entre em Contato