Confira 5 dicas de como montar um food truck

19 de outubro, 2018

O Brasil, apesar das adversidades, possui forte vocação para o empreendedorismo, algo muito presente na economia brasileira. Por ser uma população criativa e corajosa, a ideia de um novo negócio aparece como uma solução no atual panorama econômico e o setor de alimentação sempre destaca-se entre os demais, por isso, elaboramos 5 dicas de como montar um food truck.

 

Um estudo realizado pelo Sebrae, apontou que áreas como saúde, alimentação e serviços ligados à beleza pessoal são as mais prósperas para investir em um novo empreendimento:

 

“Os recentes resultados de geração de emprego comprovam que a economia dá sinais de recuperação. Com isso, aumenta também o poder de compra dos brasileiros que voltam a consumir alimentação fora de casa, retomam o ritmo de cuidados pessoais e conseguem investir na saúde. Os novos negócios são reflexo direto desse cenário”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

 

 

Qual a melhor área para empreender?

Sem dúvidas, o serviço de alimentação e o fornecimento de alimentos preparados para consumo das famílias é o ramo que mais cresce em oportunidades e público. Crescendo aproximadamente 24% ao ano.

 

Diversos empresários e microempreendedores enxergaram uma possibilidade inovadora, que tem contato direto com o público, de baixo custo e sem a necessidade de se ter um ponto fixo comercial: o Food Truck.

 

Os food trucks são um sucesso comercial, principalmente aqueles feitos em containers. Os empreendedores mostram que é possível oferecer novidade, boa higiene, bom atendimento, conforto e rapidez, mesmo sendo nas ruas. Mas afinal, como montar um food truck?

 

 

Como montar um food truck?

1- O que servir

Decidir o que será servido no seu truck é o primeiro passo. Há inúmeras opções como: hambúrguer, salgados, bolos, pizzas, comida japonesa, massas, refeições, doces, entre outros. Entender o seu público e o que atenderá a necessidade do mesmo faz com que o seu negócio comece com o pé direito na hora de montar seu food truck.

 

2- Planejamento

Planejar suas ações antes de começar a executá-las pode ser a diferença. Pensar em como, onde e quando começar o novo empreendimento se faz necessário para que seja concreto e duradouro. Uma dica é ter um plano de ação, isto é, o acompanhamento da execução das atividades mais importantes para atingir determinados objetivos e metas.

 

3- Localização

Um dos maiores benefícios do food truck é a localização. Por não ter um ponto fixo, é possível ir onde o consumidor está. Deixando o negócio mais dinâmico e, consequentemente, mais lucrativo, afinal ir onde as pessoas querem consumir os seus produtos é muito vantajoso. Por isso, é preciso procurar pontos estratégicos e eventos que recebam este tipo de serviço.

 

4- Estrutura

Ter uma boa estrutura para trabalhar, seja qual for o nicho, faz aumentar a agilidade e produtividade do seu serviço. Alguns equipamentos fundamentais:

– Balcão de trabalho;

– Pia;

– Fogão e forno;

– Gerador;

– Instalação de gás;

– Coletor de detritos;

– Freezer.

– Micro-ondas;

– Geladeira;

– Armário;

– Prateleiras;

– Instalação elétrica;

– Utensílios.

 

 

5- Custo

Os custos na hora de montar o food truck dependerão das exigências e necessidades de cada truck. Por isso, uma solução inovadora que pode ser menos custosa é utilizar um container para montar o food truck. Há empresas que trabalham com a personalização e planejamento do container para que atenda exatamente a demanda do trabalho. Podendo custar, em média, entre R$15 mil e R$30 mil.

 

 

Dessa forma, é preciso entender e praticar estes passos de como montar um food truck para que o seu negócio seja próspero e lucrativo.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma consultoria para seu projeto Entre em Contato